23 Abril

Conheça a Lei do Escoteiro para Vender muito Mais!

Por Allynson Lymer

   

  Em homenagem ao dia do escoteiro, resolvi escrever este artigo de vendas. Mas você deve estar se perguntando: “O que o escotismo e a lei do escoteiro tem a ver com vendas?”. Eu posso garantir: muito! Participei do movimento escoteiro por mais de seis anos, onde aprendi sobre firmeza de caráter, autoconfiança, valorização da ética nas relações entre as pessoas e as atividades em equipe, questões fundamentais para o sucesso em vendas e na vida!  Com certeza, modelos, sistemas e técnicas de vendas são muito importantes para o sucesso de uma equipe comercial, mas venho defendendo com “unhas e dentes” que o comportamento e atitude do profissional de vendas são os grandes fatores diferenciais. São elementos complementares, sem dúvidas, mas do que vale (especialmente em longo prazo) excelentes modelos e técnicas de vendas se não há a disposição, o comportamento, a atitude, o comprometimento do profissional em transformá-los em ações que geram resultados?

    Falando em atitude para obter mais resultados e sucesso em vendas, o movimento escoteiro pode inspirar uma série de atitudes e comportamentos que fazem uma grande diferença para obtenção de melhores resultados, fidelização e encantamento de clientes e principalmente, maior satisfação profissional e pessoal, tendo a certeza de que estamos fazendo a coisa certa, tratando as pessoas (nossos clientes) com humanidade e transformando o mundo, através de nosso trabalho e ações, em um lugar melhor para as futuras gerações.

  O primeiro acampamento escoteiro ocorreu em 1907, na Inglaterra, realizado pelo general inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, com um grupo de vinte rapazes. Nascia, assim, o escotismo, com o objetivo de desenvolver nos jovens qualidades como: firmeza de caráter, autoconfiança, espírito comunitário, valorização da ética nas relações entre as pessoas e as atividades em equipe. Confirmei a veracidade destes objetivos na prática, durante vários anos e posso afirmar que participar deste movimento, ajudou a forjar meu caráter, aumentar minha resiliência frente a desafios, ser mais criativo em um ambiente não criativo, ser mais disciplinado, trabalhar em equipe, ser prestativo para com os demais...
Acredito que você já se convenceu de que estas qualidades podem fazer uma grande diferença nos resultados e ajudar a desenvolver uma maior motivação em vendas! Mas tem mais... Os escoteiros tem uma Lei; e esta Lei tem dez artigos. Fazia muitos anos que não as lia e fiquei impressionado ao escrever este artigo, o quanto todos os dez artigos da Lei Escoteira se aplicam de forma direta em nossas atividades como profissionais de vendas! Tomei a liberdade de incluir um parênteses, para que possamos mais facilmente nos colocar no lugar dos escoteiros, além de fazer um breve comentário sobre cada um deles:

I. O Escoteiro (o Profissional de Vendas) tem uma só palavra; sua honra vale mais do que a própria vida. Cumpra o que prometer para seus clientes e eles comprarão de você para o resto da vida, além de indicar você para muitos outros.

II. O Escoteiro (o Profissional de Vendas) é leal. Lealdade no mundo dos negócios atualmente é uma prática cada vez mais rara. Acredito ser um elemento fundamental do caráter e este, o grande fundamento para o sucesso em vendas e na vida.

III. O Escoteiro (o Profissional de Vendas) está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação. Faça o bem e não veja a quem, tudo o que você faz ecoa no universo e toda ação positiva retorna, é uma lei da vida que se aplica em vendas.

IV. O Escoteiro (o Profissional de Vendas) é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros (Profissionais de Vendas). É claro que é um pouco difícil aplicar na prática “ser amigo de todos”, mas podemos buscar uma atitude de não agressividade (mental, falada e física) para com todos e buscar uma maior conexão com nossos colegas de atividade, trocando experiências e informações úteis para todos.

V. O Escoteiro (o Profissional de Vendas) é cortês. Cortesia é cativante, elemento fundamental e um grande diferencial no atendimento.

VI. O Escoteiro (o Profissional de Vendas) é bom para os animais e as plantas. Acredito que o mundo dos negócios precisa de relações mais humanas e sustentáveis (aliás, tema da moda), mas que venho buscado ensinar desde a minha primeira palestra de vendas. Cuidar do planeta é cuidar de nós mesmos.

VII. O Escoteiro (o Profissional de Vendas) é obediente e disciplinado. Alguma dúvida de que obediência as regras (morais e legais) e disciplina no dia a dia são importantes para uma vida melhor e para vender mais?

VIII. O Escoteiro (o Profissional de Vendas) é alegre e sorri nas dificuldades. Esta é excelente! Somente nós sabemos dos momentos de adversidade e desafios de trabalhar com vendas. Desenvolver uma atitude alegre e buscar sorrir, mesmo nas dificuldades faz uma grande diferença.

IX. O Escoteiro (o Profissional de Vendas) é econômico e respeita o bem alheio. Gaste menos do que ganha e guarde uma parte disto, diz o ditado dos milionários. Daí a César o que é de César, diz o livro mais vendido do mundo.

X. O Escoteiro (o Profissional de Vendas) é limpo de corpo e alma. Simples, verdadeira e profunda.

Talvez com algumas poucas alterações, poderíamos ter os pilares para a Lei dos Profissionais de Vendas!
Espero que os escoteiros gostem da analogia, realizada com todo o carinho e respeito e os profissionais de vendas possam ter mais motivação em vendas, melhores atitudes e comportamentos, maiores resultados e mais felicidade!

*Allynson Lymer é Palestrante e Treinador Comportamental, especialista em Gestão de Vendas e Comportamento, Trainer e Master Practitioner em PNL, Executive & Life Coach.

Atenção: Reprodução autorizada desde que mantida a originalidade do texto, mencionado o autor, seu currículo resumido e o site.

POST RELACIONADOS

PORQUE NOSSOS CLIENTES NOS ADORAM ?

Levy Corrêa – Gerente Comercial Fildi Hotel

O IMPACTO em VENDAS é um Programa que todos deveriam participar, independente da área de atuação ser em vendas! 

Veja Agora

DESEJA CONTINUAR O BATE-PAPO ?

Assine  a nossa newsletter e receba em sua caixa postal, livros gratuitos, dicas de vendas, convites especiais e muito mais...