12 Novembro

Porque contratar um Palestrante de Vendas?

Por Allynson Lymer

Recentemente, em viagem pelo Brasil, Ben Shapiro, da Universidade de Harvard e considerado um dos maiores especialistas de vendas no mundo, quando questionado sobre qual o perfil de um bom vendedor, respondeu: “Existem três traços de personalidade que definem os vendedores competentes. O primeiro deles é o ego de vendedor. Trata-se de um senso de competitividade, uma vontade de vencer, de fechar uma venda. A segunda característica é uma capacidade de assimilar respostas negativas. Se há quatro pessoas competindo para fazer uma venda, apenas uma ouvirá um sim. Para ser um bom vendedor, você precisa ser durão o bastante para se recuperar do não. O terceiro traço é a empatia, que permite entender outras pessoas, saber como elas reagirão ao que você disser. Isso ajuda saber o que dizer em uma situação de venda”. Trocando em miúdos, o guru em vendas refere-se basicamente, a alguns desafios enfrentados pela maioria das equipes comerciais atualmente: a falta de motivação e comprometimento, resiliência e capacidade de comunicação.

Em artigo divulgado pelo Sebrae consta a informação de que 80% do sucesso em vendas é atitude. Naturalmente que as técnicas ajudam, mas o fator decisivo, conforme constatamos são fatores humanos! Muito provavelmente, se você é um gestor comercial, já enfrentou ou enfrenta desafios junto a sua equipe como estes, falta de motivação, baixa capacidade de comunicação, pouca resistência em situações de desafio (especialmente superar o “não”) e principalmente, a falta de atitude e comprometimento. É justamente o que também tenho constatado em minhas reuniões de diagnóstico, junto a empresários e gestores comerciais antes da realização de palestras de vendas e consultorias aos vendedores de todo o país. A bem da verdade, na maioria das vezes os vendedores sabem o que fazer, mas não fazem. E a conseqüência geralmente, é não atingir os objetivos estabelecidos e muitas vezes, um clima organizacional ruim. Quer coisa pior para um gestor comercial e sua equipe?

Num cenário com a concorrência cada vez mais acirrada onde os consumidores estão cada vez mais exigentes e informados, os preços mais competitivos, os produtos e serviços com qualidade excelente, o atendimento em constante melhora e as estratégias comerciais cada vez mais criativas e eficazes criam um ambiente de “guerra comercial”. Assim, para a conquista de resultados positivos, para se destacar no mercado, novamente o ponto chave volta-se para o Ser Humano. Aquela pessoa que vai dispor de inúmeros recursos auxiliares para a execução de suas atividades e que precisa sim é ter uma ATITUDE pró-ativa, somada a um nível de consciência elevada da necessidade imperiosa de consistentemente trabalhar com foco na solução das necessidades do cliente. E para a empresa sobreviver, ou melhor, atingir resultados superiores, uma gestão eficaz da equipe comercial, com planejamento e estratégias definidas e compartilhadas com toda equipe, elaboração clara de objetivos e foco no desenvolvimento das competências essenciais para aprimorar os vendedores são fundamentais.

Uma das ferramentas mais eficazes, e que pode fazer parte do pacote de capacitação da equipe comercial é a Palestra de vendas.

A palestra de vendas pode integrar um evento ou convenção da empresa e a contratação de um palestrante de vendas sinérgico com o assunto central foco de interesse da empresa, pode ser o ponto chave do seu evento corporativo.

O palestrante de vendas tem como função primordial sensibilizar os colaboradores para fazerem o que tem de ser feito, com os recursos e prazos disponíveis.

Uma excelente palestra de vendas deve produzir reflexões profundas e deve alinhar as principais estratégias e objetivos da empresa com os anseios de cada membro de sua equipe comercial, facilitando a aceitação dos desafios inerentes às atividades de vendas culminando na situação onde o desafio da corporação passa a ser o desafio pessoal de cada colaborador.

Uma palestra de vendas sintetiza as principais informações acordadas previamente com os contratantes, proporcionando à equipe comercial a possibilidade da troca de experiências, aquisição de novos conhecimentos, técnicas de vendas e a reciclagem de conhecimentos adquiridos.

Quem hoje em dia tem tempo para ler dezenas de livros, centenas de informativos e noticiários? Este é um dos trabalhos de um palestrante de vendas e contratar um palestrante de vendas é uma forma de economizar tempo, dinamizar conteúdos e inspirar equipes de vendas.

A palestra de vendas deve trazer um conteúdo relevante para seus ouvintes, deve ser interativa de forma a conduzir à reflexão e participação, quebrando a rotina e promovendo novas idéias e interpretações diferentes de assuntos já abordados, ajudando a encontrar soluções criativas nos negócios e contribuir para que a platéia tenha elementos práticos para produzir mais e melhor. E é justamente por isto que uma palestra de vendas deve ser adaptada e personalizada para cada empresa, para cada tipo de público, que têm suas necessidades específicas e únicas.

O palestrante de vendas pode ser a diferença entre um evento bem sucedido ou não!

O palestrante de vendas pode ser a diferença entre atingir ou não os objetivos propostos pela empresa junto a sua equipe comercial!
Talento e preparação comprovados, organização e profissionalismo percebidos desde o primeiro contato, humildade e senso de humor durante todo o relacionamento do processo de contratação e execução dos serviços da palestra, são alguns dos atributos de um excelente palestrante de vendas.

Não basta que um palestrante de vendas seja conhecido ou renomado, especialmente na área comercial. Nome não é, necessariamente, garantia de êxito. Existem algumas situações em que um palestrante de vendas não se sai tão bem quanto o esperado, não por falta de competência e/ou conhecimento, mas justamente por não ter mais o tempo necessário ou habilidade para diagnosticar a melhor abordagem para aquele evento, ou por uma contratação equivocada de um palestrante de vendas inadequado para o tipo de público ou momento vivido pela corporação.

O palestrante de vendas que vivenciou o conteúdo que comunica e acumulou resultados em sua vida profissional, pode falar com congruência e convicção ao seu público.

Certamente, para que se cumpra um trabalho excepcional o palestrante de vendas precisa de vivência com os diversos públicos e nos vários segmentos em que eles atuam, pois a mensagem tem que ser transmitida com os elementos pertencentes ao universo diário de cada público. Pois melhor do que falar de um conteúdo que foi apenas treinado e lido é comunicar com propriedade e congruência de resultados atingidos em sua carreira pela sua própria vivência do dia a dia de vendas, transmitindo as nuances de todas as suas experiências.

É de suma importância que o palestrante de vendas tenha preparo psicológico e domínio técnico sobre o tópico específico dentro do tema de vendas que será abordado no evento, pois se os vendedores perceberem que o palestrante não é tão bom assim, ou se estes vendedores não estiverem tão receptivos assim, pode levar o evento corporativo a um desastre! Com isto, um outro ponto fundamental da escolha de um palestrante de vendas é a percepção de autoridade que este transmite durante o processo de contato e entrevista que antecede a contratação.

A capacidade de relacionar-se bem com seu público, criando rápida empatia e sua excelente comunicação são outros atributos que um excelente palestrante de vendas deve dominar. Lembrando que comunicar é diferente de falar, de acordo com o dicionário Aurélio, falar é dizer palavras, expressar-se através de palavras e comunicar é fazer saber, tornar comum! Eis uma das maiores habilidades de um palestrante de vendas!

Procure referências, artigos, clientes atendidos, depoimentos e outras formas de informação que poderão gerar segurança na contratação. Um excelente palestrante de vendas terá prazer em fornecê-las. Desconfie de um palestrante de vendas que promete que sua palestra será a solução para todos os problemas de sua equipe. Quem vivenciou esta área, sabe muito bem que para a transformação do comportamento humano é necessário muito mais. A palestra de vendas é um ponto de referência. Faz parte de uma série de ferramentas de um pacote de serviços, que devem ser alinhadas com as principais estratégias e objetivos da empresa.

Muitas vezes, após uma palestra de vendas, o público costuma comentar: fantástico, emocionante! A grande questão é: “Mas e depois?” O que realmente foi dito pelo palestrante de vendas que servirá de reflexão e principalmente mudança em seu dia a dia profissional? Quais informações verdadeiramente serão colocadas em prática?

Contratar o palestrante de vendas certo para seu evento corporativo pode ser a diferença do êxito, ou não deste evento!

Por fim, o palestrante de vendas tem o poder da persuasão quando comunica seu conteúdo com paixão e entusiasmo, fazendo com que seus ouvintes entrem em sintonia plena com a mensagem transmitida e em seus corações sintam que eles fazem parte de algo maior dentro da missão da empresa, que eles são importantes para suas equipes; que eles fazem parte da solução, fazendo-os sentirem-se responsáveis para a conquista do sucesso da corporação!

Um dos resultados que se conquista ao contratar um palestrante de vendas será a contribuição que ele dará para o aumento da PRODUTIVIDADE dos colaboradores da corporação!

Você conhece algum palestrante de vendas que possa atender com excelência as necessidades do seu evento corporativo e “dar conta do recado” ao contribuir para que sua equipe comercial possa atingir resultados superiores?

 

*Allynson Lymer é Palestrante e Treinador Comportamental, especialista em Gestão de Vendas e Comportamento, Trainer e Master Practitioner em PNL, Executive & Life Coach.

Atenção: Reprodução autorizada desde que mantida a originalidade do texto, mencionado o autor, seu currículo resumido e o site.

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