27 Maio

Tendências do Mercado de Varejo – Parte I

Por Allynson Lymer

O varejo tem se demonstrado de suma importância para o crescimento da economia e vem passando por grandes transformações nos últimos anos. Estas transformações estão diretamente ligadas ao comportamento do (novo) consumidor. Antigamente, haviam poucas empresas, poucas marcas e um mix pouco variado de produtos que conseguiam atender as expectativas da grande maioria dos consumidores. Entretanto, o consumidor contemporâneo, acompanhando as grandes mudanças da economia, tecnologia e globalização, tem se demonstrado muito mais exigentes em diversos aspectos, exigindo produtos mais personalizados, melhor atendimento, qualidade e uma experiência mais significativa de compra.

No Brasil, mais especificamente, temos a ascensão da classe C, uma dezena de milhares de novos consumidores, ávidos por comprarem os produtos que antes eram inacessíveis, fator que fomenta ainda mais o varejo. Não podemos deixar de citar também o grande impacto da nova geração, conhecida como Y, nascidos depois dos anos 80, geração esta que tem características e processos decisórios completamente diferentes das gerações anteriores, lembrando que esta geração nas próximas décadas será a grande maioria do mercado consumidor.

E neste cenário, quais são as tendências para o mercado de varejo?

De acordo com Bernardino e Kotler, as principais tendências apontadas que virão a moldar as relações de varejo são:

Formatos e composições de varejo, refere-se a tendência da integração de diversos negócios em um mesmo espaço/ambiente. Um fator decisivo para esta tendência é a falta de tempo dos consumidores que buscam satisfazer um numero maior de necessidades em menor tempo e em um mesmo espaço. Como exemplo, podemos citar algumas vídeo-locadoras, que não só locam filmes, mas oferecem alimentos, bebidas, livros, alimentos, etc.

Era eletrônica, com a rápida disseminação de novas tecnologias e estas cada vez mais acessíveis às massas, o varejo pode se expandir de forma muito rápida sem a necessidade de um ponto físico, substituídos por pontos de vendas virtuais, por exemplo, citando como case de sucesso a amazona.com.

Concentração de mercado, é a utilização de tecnologias de ponta para gerenciamentos dos negócios, proporcionando maior entendimento do negocio, bem como maior poder para realizar compras. Um bom exemplo são softwares específicos confeccionados on demand para cada empresa.

Aumento de poder dos varejistas na relação dos sistemas de distribuição, onde estes assumem grandes volumes de mercadorias, tornando-se cada vez mais importantes para os fabricantes. É bastante comum na divisão do share de distribuição, os varejistas aparecerem com fatias cada vez maiores na projeção das metas de vendas dos fabricantes.

Concorrência entre formatos de varejos, identificando de forma mais precisa os produtos que concorrem entre si. Um exemplo interessante, devido a diversidade de produtos da mesma natureza, mas com consumidores bastante diferentes, podemos citar os aparelhos de celular, que nos últimos anos aumentaram de forma exponencial seus modelos (onde muitos não concorrem entre si), buscando ampliar a penetração do produto no mercado de forma mais personalizada, de acordo com o potencial de compra e necessidades de grupos cada vez mais específicos de consumidores.

Tecnologia da Informação, utilizada amplamente nos negócios atualmente, possibilitam redução de custos, rastreamento e melhor compreensão dos hábitos de consumo dos clientes.

Internacionalização do mercado, no qual varejistas de maior porte tem a oportunidade de exportar seus produtos com muito mais facilidade e penetração em mercados estrangeiros. Uma indústria nacional de alimentos saudáveis, Queensberry, com 25 anos de mercado e fabrica localizada em Itatiba-SP, começou a exportar este ano seus produtos para diversos países da América Latina e já planeja a expansão internacional para outros países do mundo.

Internet, talvez a tendência de maior impacto atual no habito dos consumidores, possibilita rápidas pesquisas e em tempo real, facilidades e garantias.

O que você tem feito para se adequar às tendências e destacar-se da concorrência?

 

*Allynson Lymer é Palestrante e Treinador Comportamental, especialista em Gestão de Vendas e Comportamento, Trainer e Master Practitioner em PNL, Executive & Life Coach.

Atenção: Reprodução autorizada desde que mantida a originalidade do texto, mencionado o autor, seu currículo resumido e o site.

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